Contato

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Suéter de lã para meninos Manga Raglan - By Marci Knewitz

Olá, galerinha!!

Me propus um desafio... já que sou meio maneta no tricô (rsrsrs). Queria muito fazer uma suéter bonita, sem aquelas mangas caidinhas...
Também tinha o detalhe que queria dar de presente para meu afilhadinho Fernando (um lindo!!!). A cor escolhida foi o vermelho, porque ele é apaixonado pelo INTERNACIONAL.
Então aproveitei que minha amiga Pati tava fazendo um suéter e não achei difícil... aí foi adaptar a quantidade de pontos e mãos à obra.

Segue abaixo a receitinha com as minhas medidas... Abraço à todos!!!

idade(2-3 anos)

Material necessário
5 novelos do Fio Universa (cor 00031)
Agulhas de tricô 5
Agulha de crochê 4
Botões

Pontos empregados
Ponto Gaita 2x2:*2m, 2t*
Ponto Malha:      Direito em m, avesso em t
Mate simples:     Passar o pt s/ fazer p/ a agulha da direita, trabalhar o próximo e derrubar o pt não trabalhado 
                         sobre  o trabalhado.

Tem esse e outros pontos neste site aqui!

Corpo (2 vezes – frente e costas iguais)
·         Coloque 80 pts na agulha e trabalhe em ponto gaita 2x2 por 8 carreiras.
·         Na 9ª carr, trabalhe em pt malha, distribuindo 10 dim, (a cada 8 pts, pega o 8º e o 9º pts juntos). No final ficarão 70 pts na agulha.
·         Continue em pt malha por 24 cm (até altura da axila – início do raglan)
·         Cava raglan:
o    No direito do trabalho, em pt meia, tricote os 2 primeiros pts, 1 mate simples. Quando estiverem faltando 4 pts para terminar a carreira, tricote 2 pts juntos e tricote os dois últimos pontos normalmente.
o        No avesso: trabalhe em pt malha normalmente, sem fazer diminuições.
o        Siga fazendo as diminuições no direito do trabalho por 40 carr. Sobrarão 26 pts na agulha (gola).
·         Nestes 26 pts fazer mais 4 carr em pt gaita 2x2.

Mangas
·      Coloque 30 pts na agulha e trabalhe em ponto gaita 2x2 por 8 carreiras.
·      Na 9ª carr, trabalhe em pt malha, distribuindo 6 aum, (a cada 5 pts, pegue o fio da carr ant, torça, coloque na agulha e trabalhe em meia). No final ficarão 36 pts na agulha.
·     Siga distribuindo 14 aumentos por 23cm (aproximadamente a cada 4 carr - até altura abaixo da axila), onde iniciará novamente as diminuições do raglan. No final destes 23cm terá na agulha 50 pts.
·     Cava raglan da manga:
o  No direito do trabalho, em pt meia, tricote os 2 primeiros pts, 1 mate simples. Quando estiverem faltando 4 pts para terminar a carreira, tricote 2 pts juntos e tricote os dois últimos pontos normalmente.
o    No avesso: trabalhe em pt malha normalmente, sem fazer diminuições.
o    Siga fazendo as diminuições no direito do trabalho por 40 carr. Sobrarão 10 pts na agulha (gola).
·     Nestes 10 pts fazer mais 4 carr em pt gaita 2x2.

Acabamento
·      Costure os lados do suéter (frente e costas) e as mangas até a altura do raglan
·      Pregue os botões em intervalos regulares na parte da frente (dos dois lados), no raglan.
·      Faça “ganchinhos” na parte de trás- no raglan (crochê, na mesma lã, correntinhas e pt baixo)

Está pronta a peça!!!

detalhe do ganchinho em crochê para abotoar

3 comentários:

  1. Coisa fofa, Marci! Lindos os seus trabalhos! Também divulgo os meus on line no blog "Tessituras de Penélope" http://tessiturasdepenelope.blogspot.com/ Dá uma olhada, tem várias coisas interessantes e inovadoras!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por partilhar. Foi através da sua receita tão simples e fácil que consegui fazer a minha primeira camisola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu elogio, e fico muito feliz em poder ajudar... conhecimento é para ser partilhado... com certeza! Abraço.

      Excluir

Espero ansiosa pelos seus comentários!! Comente à vontade!!

Compartilhe

Se você gostou deste post, vai gostar destes também!